Tratamento de Clareamento Dental
- Dr. Marcelo Zandoná
- 3 de mai. de 2017
- 5 min de leitura
Introdução
O clareamento dental através dos tempos...
Em 1960, nos Estados Unidos, com o intuito de melhorar a saúde gengival, aplicou-se peróxido de carbamida 10% em pacientes usuários de aparelhos ortodônticos removíveis. Assim foram observados os primeiros sinais do clareamento dental.
Em 1989, Dr. Van B. Haywood e Dr. Harold Heymann, cientistas e pesquisadores americanos, descreveram pela primeira vez o processo e resultados de uma técnica de clareamento dental. Desde então, o clareamento dental foi intensamente estudado e tornou-se uma técnica segura e de excelentes resultados.
O "Clareamento Dental" é uma técnica odontológica que proporciona um sorriso mais branco e cada vez mais saudável. A Zandoná Odontologia para o seu maior conforto e tranquilidade, conta com o que há de mais moderno em equipamento de Laser. São realizados dois processo, um no consultório com sessões de clareamento a laser e outro por meio de moldeiras individuais realizado como complementação em casa, sempre sob a supervisão do Dr. Marcelo Zandoná.

Solução clareadora
A solução clareadora é apresentada numa base de gel, e funciona liberando oxigênio, que irá atuar junto da superfície do dente removendo manchas e tornando seus dentes mais brancos.
Resultados
Mesmo que não possa ser pré-estabelecida com certeza a amplitude do clareamento, a grande maioria dos dentes responde positivamente ao clareamento, apresentando variações mínimas de 1 a 2 tonalidades. Os melhores candidatos são os pacientes cuja arcada natural tem uma coloração amarelada, ou pigmentações amarronzadas, ou alaranjadas, ou ainda manchas devido à idade, fumo e outros fatores extrínsecos. Manchas azuladas ou cinzas, não respondem tão bem ao tratamento
Nos casos de coloração provocada por tetraciclina sempre melhora um pouco, mas se obtém resultados excelentes em apenas 25% dos pacientes. Em 50% dos casos de tetraciclina se obtém resultados bons e nos 25% restantes, podem melhorar gradualmente as manchas de tetraciclina.
Normalmente com a aplicação de 3 a 4 sessões no consultório, associadas ao uso caseiro de mais 10 dias, obteremos excelentes resultados.
Os dentes desvitalizados e escurecidos (dentes com tratamento de canal) podem ser clareados, mas seus resultados são mais difíceis.
Em casos mais difíceis de acordo com critérios minuciosos, a serem avaliados caso a caso sob a supervisão do Dr. Marcelo Zandoná, o esquema de uso pode ser prolongado em seu tempo e freqüência.
Não existe um padrão de clareamento. Dentes de diferentes pacientes não clareiam na mesma proporção. Alguns pacientes têm seus dentes clareados em poucos dias, enquanto outros em algumas semanas. O fator determinante é inerente as características da estrutura dental e do tipo de manchamento.
Os dentes possuem um grau de saturação e se for observado que durante o tratamento de clareamento os dentes não clareiam mais é sinal de que o dente já chegou ao ponto máximo de clareamento.
Efeitos secundários
Devemos ressaltar que o clareamento atinge somente os dentes; restaurações e próteses não sofrem alteração de cor, isto significa que as próteses e restaurações estéticas, ficarão com cores diferentes das cores dos dentes e que provavelmente deverão ser substituídas posteriormente ao tratamento de clareamento.
O tratamento de clareamento não deve ser realizado durante a gravidez ou amamentação. Não Utilizar qualquer produto caseiro ou outras substâncias que não as recomendadas pelo Dr. Marcelo Zandoná, para clarear seus dentes.
Não se deve comer, beber ou fumar enquanto estiver usando as moldeiras do gel clareador caseiro e fluor.
Durante o clareamento dental devem se moderar o consumo de bebidas ácidas, como sucos de frutas cítricas, refrigerantes, etc. Já os alimentos que contém corantes, como vinho tinto, chá, café, chocolate, beterraba, sucos artificiais e molhos devem ser evitados durante o tratamento.
A região dos dentes mais próxima da gengiva pode necessitar de maior tempo, para clarear, do que a borda incisal. Isto também acorre com partes mais escuras dos dentes.
Alguns pacientes sentem uma maior sensibilidade dental ao frio durante o tratamento, outros podem apresentar uma sensibilidade inespecífica em dentes, lábios gengivas, língua e garganta. Estes sintomas desaparecem de 1 a 3 dias após a interrupção do tratamento.
Escove os dentes com pasta contendo bicarbonato de sódio por 30 -60 segundos. Isto ajuda na redução da sensibilidade.
É normal observar manchas escuras nos locais em que há restaurações de amálgama antigas. O gel oxida as manchas superficiais destas restaurações antigas.
Para os pacientes que precisam de restaurações estéticas, recomendamos esperar pelo menos três semanas depois do término do tratamento para que se estabilize a cor dos dentes, e para que a estrutura dental volte a ser quimicamente estável, isto devido à necessidade de união química do material restaurador à estrutura dos dentes.
Provisórios ou temporários feitos com material à base metil-metacrilatos (resinas acrílicas) irão com o tempo perdendo a sua cor original.
Para obter os melhores resultados
O tratamento não deve ser interrompido, o uso diário é essencial para um ótimo resultado. Se tiver que interrompê-lo por algum motivo, entre em contato com o Dr. Marcelo Zandoná para receber as orientações necessárias.
Perguntas mais frequentes
O clareamento dental pode ser considerado um tratamento odontológico?
O clareamento dental deve ser considerado um tratamento, já que o procedimento não se limita apenas ao clareamento em si, sendo necessário um exame clínico para o diagnóstico de cáries, doenças gengivais, dentes que precisam de tratamento de canal, e colos expostos, os quais devem ser diagnosticados com antecedência e tratados. A supervisão do Dr. Marcelo Zandoná é de extrema importância. Em casos de dentes que foram submetidos a tratamento de canal e, por algum fator, ficaram escurecidos podem ser tratados com clareamento dental. Os tipos e graus de manchamentos dentais diferem uns dos outros, há manchas que tem sua origem na formação do dente, por ingestão de medicamentos ou fumo. Estes manchamentos precisam de um diagnóstico para verificar suas chances de sucesso e propor o tipo de clareamento a ser realizado.
Todas as pessoas respondem de um mesmo modo ao clareamento dental?
Não. A resposta ao clareamento dental depende de fatores como: a causa do manchamento, se o dente apresenta ou não tratamento de canal, idade do paciente, da cor inicial do dente, etc... Manchamentos por antibióticos como a tetraciclina poderão não responder bem, ou apresentar uma resposta inferior comparado com outros tipos de manchas. Manchas como as causadas pela ingestão excessiva de flúor podem não responder ao clareamento ou precisar de tratamento por outra técnica. Dependendo do caso, resultados satisfatórios podem ser obtidos em menor espaço de tempo utilizando-se a técnica adequada.
Quais as técnicas disponíveis para clareamento dental?
O clareamento dental é realizado com produtos a base de peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, sendo que a sua concentração varia com a técnica a ser utilizada. Basicamente existem duas técnicas de clareamento dental: a técnica do consultório e a técnica do clareamento caseiro supervisionado pelo Dr. Marcelo Zandoná. Na técnica de consultório utiliza-se um produto mais concentrado associado ao laser, sendo necessária a proteção da gengiva para evitar danos. Esta técnica pode ser realizada em 3 ou 4 sessões, associada à técnica caseira. Na técnica caseira utilizam-se produtos de menor concentração, sendo que a escolha da concentração depende do grau de manchamento, e da presença ou não de hipersensibilidade dental. O tempo de tratamento dependerá da cor inicial do dente.
Quais os cuidados que se devem tomar durante o clareamento dental?
Durante o clareamento dental deve ser moderado o consumo de bebidas ácidas como suco de frutas cítricas, refrigerantes, etc... Já os alimentos que contém corante como chá, café, chocolate, beterraba, vinho tinto, e molhos, devem ser evitados durante o tratamento.
Os cremes dentais clareadores funcionam?
Os cremes dentais podem conter produtos para combater manchas como os abrasivos, que removem manchas externas por ação mecânica, promovendo uma limpeza superficial sem alterar a cor dos dentes. Outros produtos podem conter peróxidos que removem manchas por oxidação. Esses peróxidos estão em baixíssimas concentrações e são inativados rapidamente por enzimas salivares e bacterianas, seu tempo de contato é muito curto. Essas pastas atuam apenas na prevenção e eliminação da placa bacteriana promovendo um clareamento aparente, portanto tem uma função auxiliar facilitando a remoção de manchas externas pelos abrasivos da pasta. Podemos concluir que esses produtos não alteram a cor dos dentes, sua ação é limpar e prevenir o manchamento externo.
