Facetas ou Laminados Cerâmicos
- Dr. Marcelo Zandoná
- 12 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Outra opção em estética são as facetas laminadas, que são lâminas muito finas de porcelana que recobrem a vestibular dos dentes anteriores (frente dos dentes).
Com os laminados cerâmicos, é possível restabelecer forma, cor, contorno, textura e alinhamento dos dentes anteriores, superiores e/ou inferiores. Os laminados dão à possibilidade de recuperação da estética em varias situações: de dentes desgastados (que dão um aspecto de envelhecimento precoce), dentes com grande quantidade de restauração, dentes com diastemas (espaços entre os dentes), dentes comprometidos por fraturas, substituição de restaurações antigas insatisfatórias.
Uma das vantagens do laminado cerâmico é que o preparo (desgaste) da estrutura dental, quando necessário, é relativamente pequeno se comparado ao preparo (desgaste) dos dentes que receberão coroas totais (jaquetas). As lâminas, embora finas e delicadas, após a cimentação, tornam-se muito resistentes mesmo quando submetidas à função mastigatória.
Após a cimentação das facetas cerâmicas, o cliente passa a ser o maior responsável pela preservação do desempenho clínico dessas restaurações. Além da correta higiene oral, ausência de hábitos parafuncionais (como roer as unhas, morder canetas e lápis, ranger e/ou apertar os dentes), o indivíduo deverá evitar o tabagismo, e deverá visitar o seu dentista a cada seis meses para fazer os controles clínicos e profilaxia. São restrições consideradas leves, mas que exigem disciplina. Quando respeitadas, promovem a manutenção de um sorriso saudável, funcional e belo por muitos anos.
Os laminados de porcelana oferecem uma nova solução restauradora que equilibra as necessidades funcionais e estéticas da dentição anterior.
O maior objetivo das laminas cerâmicas, é o de transformar todas as expectativas e anseios do cliente em apenas um resultado final: o sorriso perfeito, desejado e adequado a este paciente.


Se você deseja de ter um novo sorriso, agende hoje mesmo uma avaliação com o Dr. Marcelo Zandoná.